release e contato

“O trajeto do afeto” iniciou em 2012 depois de dois anos de pesquisa da comunicadora visual Paloma Parentoni e em 2022 completa dez anos de história. 

O projeto começou como uma ação de intervenção urbana poética, buscando através da instalação e troca de objetos de estética amorosa, ocupar espaços nas paisagens dos grandes centros urbanos propondo o olhar além da superfície da cidade, a pausa e o respirar do corpo do artista e do espectador permitindo assim um instante de retrospectiva na memória. 

Durante estes 10 anos, além das intervenções urbanas, o trajeto do afeto lançou produtos materiais de papelaria e desenhos exclusivos, realizou oficinas de iniciação às artes visuais para crianças nos estados de Minas Gerais e São Paulo, criou também várias ações de decoração, instalações permanentes em espaços públicos ou por demanda particular. 

As ações do “ trajeto do afeto”  são capazes  de despertar no público uma mistura de sentimentos que passam pelas mais variadas lembranças e sentimentos ligados às delicadezas e ao passado. 

A intervenção é capaz de quebrar a rotina dos grandes centros urbanos onde as pessoas se preocupam com as obrigações cotidianas, mas, na maioria das vezes se esquecem do outro, da colaboratividade, não param para sentir o bater do seu próprio coração e acabam por se perder de coisas simples como a troca do olhar, a conversa, olhar para o céu, dizer obrigado, ser gentil  e tantas outras forma de demonstrar afeto ao outro ou a si mesmo ao se dar o direito de um minuto de pausa e compartilhamento.

A ação artística provoca a estética do encontro, os sentidos dos transeuntes e participantes, a atitude ética e política do corpo em alerta e entregue a resposta da abordagem numa observação social e cultural elevando a importância do encontro improvável da arte com o expectador, arte ativista, urbana e social, compartilhada com poros, desafiando fronteiras, territórios e limites.

 A pesquisa para a realização do projeto “O Trajeto do Afeto” teve início no ano de 2010 na cidade de Belo Horizonte, entre 2010 e 2011  foram realizadas 3 ações a título de pesquisa do objeto (barco de papel) para a criação definitiva do projeto “o trajeto do afeto”.

No ano de 2011, com a aprovação do projeto no 8º Prêmio Funarte de Artes Visuais, a proposta se expandiu para o espaço urbano, novas cidades, estados e para a rede virtual, ampliando o público beneficiado pelo “O Trajeto do Afeto”.

A programação abriu espaço para a inserção de outros participantes e artistas através das redes sociais se tornando um projeto em rede, alcançando com ações colaborativas outras cidades nas capitais e interior do  Brasil como outros cantos do mundo, Paris, Tunísia, Buenos Aires, Nova York e Leipzig (Alemanha) também já receberam os afetos do trajeto e assim o projeto segue conseguindo um alcance tanto nacional quanto internacional, resultado qual a própria artista não esperava quando criou a intervenção que deseja continuar seu navegar até alcançar todos que se envolvam com afeto à ação proposta.

O roteiro dos barcos de papel  já chegou presencialmente a várias cidades do Brasil como Belo Horizonte, Campinas, Fortaleza, São Paulo, Uberlândia, Sete Lagoas, Rio de Janeiro entre outras, participou do Festival Mola, Mostra Livre das Artes no Circo Voador RJ, Festival Solos na cidade de São Paulo, Inverno Cultural UFSJ, Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte e  Virada Cultural de Belo Horizonte.

Contato: 

Paloma Parentoni - 

palomaproducao@gmail.com ou otrajetodoafeto@gmail.com 


Redes sociais: 

Instagram: https://www.instagram.com/otrajetodoafeto/

Facebook: https://www.facebook.com/otrajetodoafeto

YouTube: https://www.youtube.com/otrajetodoafeto


Outros links: https://linktr.ee/otrajetodoafeto